quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ateliê



                   No dia 24 de Maio (Sexta-feira) realizamos nosso primeiro ateliê do ano de 2013, pelo turno da manhã em nossa escola. 
O Ateliê ou também chamado de "espaços interativos" é uma proposta para ser desenvolvida com o coletivo infantil, cujo objetivo é a interação de crianças de idades diferentes,  acompanhadas pelas professoras. 
                 Organizamos o espaço escolar com diferentes propostas para que as crianças escolham a proposta que quiserem, nesse momento elas são agrupadas por diferentes faixas etárias, como forma de promover a interação das crianças, por meio de cantinhos com pinturas, casinha, fantasia para cantar músicas, objetos de beleza, etc. Esse é um momento de livre escolha das crianças, elas escolhem a proposta que mais lhe interessa.
Oferecemos às crianças as seguintes propostas: Cantinho da Beleza, Casinha, Show de Calouros, Cantinho das artes.









Nesses espaços as crianças se divertiram e interagiram bastante, foi um sucesso!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Semana de Adaptação - 2013


Início das aulas... Ansiedade, alegria, tensão, choro, medo. O ambiente novo, espaços diferentes, muitas crianças, algumas sorridentes, outras chorosas. A entrada na escola é o momento em que a criança ingressa em um meio social mais amplo, desligando-se, durante parte do dia, do ambiente familiar, onde viveu quase que exclusivamente até então. Defronta-se com novas questões de sociabilidade e terá que se relacionar com seus semelhantes – as outras crianças da turma e da escola – e com elas aprender a conviver, dividir seus brinquedos e materiais, passar junto boa parte do tempo.
Essa novidade na vida da criança pequena evidentemente requer um processo de adaptação e é também essa a palavra utilizada para nomear os primeiros dias em que é recebida pela escola.
Nesse período, é imprescindível garantir um clima de acolhimento, para que a criança tenha confiança e segurança ao enfrentar o desafio de conviver em um novo espaço, com outros adultos e outras crianças que não conhece, para que possa desfrutar adequadamente das novas experiências. Para garantir esse clima, vale tudo: atividades com os familiares (convidados a permanecerem na escola), brincadeiras para entrosar a todos, passeios pelas dependências do prédio, uma rotina especial para o período, organizada com o intuito principal de favorecer, de fato, a adaptação das crianças e a constituição de vínculos afetivos que sirvam de suporte para o convívio escolar futuro (...).
Convém observar atentamente para conhecer os estilos e as diferentes maneiras de agir dos familiares, para, na medida do possível, buscar uma aproximação. Quando eles sentem que a sua maneira de tratar os filhos é compreendida e respeitada por todos que trabalham na escola, ficam mais confiantes, e essa confiança também contribui, de forma indireta, para o processo de adaptação.
Em geral, os familiares não sabem muito bem o que fazer no momento da chegada, não sabem como fazer para se despedir, por vezes saem precipitadamente ou às escondidas para que a criança não chore ou fique inquieta e desorientada. Os familiares de crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas geralmente não sabem como agir e, por insegurança, omitem informações ou sobrecarregam a escola com recomendações excessivas ou desnecessárias. Nestas ocasiões, é fundamental a orientação dos educadores quanto à maneira mais adequada de proceder (...).


Em relação à Adaptação, é importante:
Para o professor
Para a criança
       Conhecer bem cada criança da turma.
       Propiciar um clima de acolhida no qual cada criança possa adquirir segurança em suas próprias capacidades, para viver as novas experiências que se colocam.
       Conversar com as famílias para obter informações que podem contribuir para a adaptação da criança.
       Obter maiores informações de profissionais especializados nos casos de crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas.
       Planejar, executar e avaliar algumas atividades junto às crianças.
       Sentir-se acolhida.
       Saber que tem alguém que a acompanha à escola nas primeiras semanas.
       Conhecer a rotina da sua sala, seu professor, seus colegas e a rotina da sua escola.


Referência Bibliográfica:
Texto sobre Adaptação retirado da  Proposta pedagógica para as escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS 2013


     

      Informamos aos pais/responsáveis dos alunos matriculados na Escola Maria Olívia que o ano letivo inicia dia 25 de fevereiro (segunda-feira) com atividades da educação infantil (Creche parcial, Pré I e II) e ensino fundamental (primeiro ano).
    Em todas as turmas, os professores recepcionarão as crianças com atividades lúdicas, apresentarão as instalações físicas da escola e iniciarão as atividades didáticas. 

domingo, 16 de dezembro de 2012

PROJETO DE LEITURA


Nosso projeto de Leitura deste ano teve a duração de dois meses, abrangendo três gêneros textuais escolhidos pelas turmas a serem trabalhados. E no dia 30 de Novembro tivemos o Encerramento do referido Projeto no momento Cultural de nossa escola.
  • Contos de Fadas para os Alunos da Creche e 1º período, pois acreditamos que o trabalho com leitura a partir dos contos infantis (clássicos) torna-se interessante, pois através destes, as crianças vivem o mundo da imaginação e da fantasia, próprios dessa faixa- etária.


A culminância dessas turmas se deu  com a apresentação dos personagens das historias  infantis  em forma de  desfile, dramatização de histórias e com o famoso baile no castelo. 

 

 Dramatização da história A Bela Adormecida


Desfile dos personagens das Historias Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve 
 






  • As Fábulas para os Alunos do 2º período, por ser  uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, ampliando o repertório linguístico do aluno, bem como, aprimora o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias, onde as crianças vivenciarão de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
A Cigarra e a Formiga
 
 

Os sete cabritinhos e o Lobo
 

A Lebre e a Tartaruga
 
 

  • As Poesias para os Alunos do 1º ano do Ens. Fundamental, teve como proposta realizar um trabalho em que os alunos vivenciassem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Sendo que cada turma desta faixa etária estudaria um autor escolhido pela turma.
Recital de Poesias: Rimas Malucas - Elias José

 

Recital de Poesias de Roseana Murray - As Sereias
 

Poesia: As Borboletas de Vinicius de Moraes 
 





Obrigada pela visita, volte sempre!!









segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA



No último sábado, dia 24 de Novembro, foi um dia muito especial da família na Escola. Tivemos atividades desenvolvidas junto com as famílias tanto no turno da manhã, como no turno da tarde.
Pela manhã tivemos a presença da Equipe Evandro Chagas, fazendo alguns esclarecimentos sobre a Diarreia. Na ocasião foram distribuídos folders explicativos e vasilhames para coleta.


Tivemos ainda a apresentação da Banda FAMÍLIA MUSICAL, um lindo projeto musical que nasceu dentro de uma mesma família, onde participam o Pai, e os filhos. Um dos componentes da Banda é o pai de um aluno de nossa escola, o qual valoriza e ama muito sua família.


 Neste momento pais e  filhos, funcionários e convidados prestigiavam com emoção à linda apresentação desta família musical.


 
Logo em seguida as famílias participaram de atividades junto com as professoras de seus filhos em espaços diversos, como: Contação de história, Pinturas, dobradura e brincadeiras tradicionais.











Brincadeiras Tradicionais
                                     



Foram momentos de muita diversão e alegria junto com as famílias!