ATELIÊ

O Ateliê é uma atividade que faz parte da Rotina da Educação Infantil, trata-se da interação entre crianças de diferentes idades.
Conforme consta na Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação: "Esse tipo de prática – que tem sido chamada de ‘ateliês’, mas, tendo em conta o objetivo, poderia ser chamada mais adequadamente de ‘espaços interativos’– favorece a constituição de procedimentos, valores e atitudes fundamentais à vida em coletividade, como a colaboração, a ajuda mútua, a cooperação, a solidariedade e o respeito pelo outro, por suas diferenças, talentos, limitações, dificuldades... além de ampliar as possibilidades de conhecimento das crianças sobre si mesmas e sobre os outros."Em relação ao trabalho de interação entre crianças de diferentes idades, é importante:


Para o professor
Para a criança
       Planejar, avaliar e refletir sobre sua atuação e o valor desses momentos para as crianças.
       Organizar vários espaços com materiais diversificados: espaço de artes plásticas, de jogos de mesa e construção, de circuito, de biblioteca, de casinha.
       Atuar como mediador entre as crianças e o espaço que elas escolhem.
       Refletir sobre sua prática a partir da observação e análise que fazem das suas atitudes e das atitudes das crianças durante o trabalho.
       Considerar que enquanto planeja, pesquisa, avalia e articula experiências com seus parceiros, criando intervenções que favoreçam o desenvolvimento das crianças, está produzindo conhecimento pedagógico, um conhecimento fundamental para o avanço da própria prática e dos demais colegas.
       Desfrutar de experiências de troca com crianças de idades diferentes, diferenciando-se do outro, construindo a própria identidade e autonomia.
       Desenvolver procedimentos e atitudes adequados à vida em coletividade, como colaboração, cooperação, solidariedade e respeito.
       Participar de ambientes ricos em desafios, podendo atuar em situações que, se estivesse somente com as crianças da mesma idade e com o professor, não teria a chance de vivenciar.




           Propostas de Ateliês para nossas Crianças:































































Organização dos espaços para o Ateliê
                                                      Faz de conta de Supermercado







 


Jogos de mesa
 z




 Show de Calouros







Ateliê de Circuito, obstáculos e pintura no muro
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você visitou, por favor deixe seu comentário!