Organização Do Tempo Pedagógico
Na Escola Maria Olívia organizamos, em conjunto com os todos os professores , a rotina de atividades através do planejamento semanal, onde, com base na Proposta Pedagógica da SEME (Secretaria Municipal de Rio Branco), detalhamos as atividades, considerando: a organização do espaço, o tipo e distribuição
das atividades a serem realizadas durante o período etc.
Assim sendo, utilizamos algumas modalidades organizativas para a execução dos conteúdos, as quais são: atividades permanentes , sequencias de atividades, e projetos .
O Ensinar e o Aprender na Escola Maria Olívia
A
proposta pedagógica da Escola Maria Olívia, baseia-se na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, na Constituição Brasileira, o
Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares
Nacionais - PCNs e na Proposta pedagógica para as escolas de Educação Infantil do
Município de Rio Branco, procurando adequar à realidade de nossa
comunidade.
Em nossa escola primamos por uma prática
pedagógica que conjuga a dimensão do cuidar e do educar como duas faces de uma
mesma ação educativa. Nossa função é permitir que todas as crianças, contem com
igualdade de condições para se desenvolver plena e satisfatoriamente suas
experiências em relação ao mundo que as envolvem, o que pressupõe o
planejamento de situações:
- de higiene e alimentação;
- de brincadeiras;
- de interação das crianças com idades diferentes e com a mesma idade;
- com grau diferenciado de direcionamento das orientações do professor, a depender das circunstâncias.
Nossa metodologia de ensino está baseada na
proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e
descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do
espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e
pensar.
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases -
9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um
trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das
peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.
Embora as crianças desenvolvam suas
capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições
para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as
possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias
através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo
aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação
interpessoal e inserção social.
O respeito
à diversidade é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada
pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e
particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os
quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de
habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de
credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações
cotidianas.
Sabemos
que o conhecimento está em processo contínuo de construção, sendo
necessário que estejamos sempre abertos para rever nossos conhecimentos
buscando novos caminhos e práticas. Por isso, outro aspecto importante que
consideramos é a formação do professor. Ela interfere de forma
preponderante no ato de ensinar e aprender. Professores formados e capacitados
são mais seguros, pois sabem onde querem chegar com suas aulas. Avaliam melhor
e tem mais controle sobre os resultados da aprendizagem.
Nosso
quadro de professoras é formado em sua maioria, por pedagogas e pós-graduadas
em educação, o que é fundamental para nossa prática pedagógica. Além de termos
um trabalho de Planejamento Coletivo, realizamos também Grupos de Estudos na própria escola e Formações da Secretaria Municipal de
Educação - SEME. Isso garante à Escola Maria Olívia, um
ensino de referência e um nome respeitado junto a nossa comunidade.
Nosso objetivo é melhorar cada vez mais.
Nosso objetivo é melhorar cada vez mais.