Organização Pedagógica


Organização Do Tempo Pedagógico
       Na Escola Maria Olívia organizamos, em conjunto com os todos os professores a rotina de atividades através do planejamento semanal, onde, com base na Proposta Pedagógica da SEME (Secretaria Municipal de Rio Branco), detalhamos as atividades, considerando: a organização do espaço, o tipo e distribuição das atividades a serem realizadas durante o período etc.
Assim sendo, utilizamos algumas modalidades organizativas para a execução dos conteúdos, as quais são: atividades permanentessequencias de atividades, e projetos


O Ensinar e o Aprender na Escola Maria Olívia

A proposta pedagógica da Escola Maria Olívia, baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, na Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e na Proposta pedagógica para as escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco, procurando adequar à  realidade de nossa comunidade.

         Em nossa escola primamos por uma prática pedagógica que conjuga a dimensão do cuidar e do educar como duas faces de uma mesma ação educativa. Nossa função é permitir que todas as crianças, contem com igualdade de condições para se desenvolver plena e satisfatoriamente suas experiências em relação ao mundo que as envolvem, o que pressupõe o planejamento de situações:

  • de higiene e alimentação;
  •  de brincadeiras;
  • de interação das crianças com idades diferentes e com a mesma idade;
  • com grau diferenciado de direcionamento das orientações do professor, a depender das circunstâncias.

   Nossa metodologia de ensino está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

   Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.

  Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

  O respeito à diversidade é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

Sabemos que o conhecimento está em processo contínuo de construção, sendo necessário que estejamos sempre abertos para rever nossos conhecimentos buscando novos caminhos e práticas. Por isso, outro aspecto importante que consideramos é a formação do professor. Ela interfere de forma preponderante no ato de ensinar e aprender. Professores formados e capacitados são mais seguros, pois sabem onde querem chegar com suas aulas. Avaliam melhor e tem mais controle sobre os resultados da aprendizagem.

Nosso quadro de professoras é formado em sua maioria, por pedagogas e pós-graduadas em educação, o que é fundamental para nossa prática pedagógica. Além de termos um trabalho de  Planejamento Coletivo, realizamos também Grupos de Estudos na própria escola e Formações da Secretaria Municipal de Educação - SEME. Isso garante à Escola Maria Olívia, um ensino de referência e um nome respeitado junto a nossa comunidade. 

Nosso objetivo é melhorar cada vez mais.