Atividades da Rotina

ROTINA DE ATIVIDADES

       Rotina é, ao mesmo tempo, um espaço de invenção pedagógica do professor e uma forma de organizar o tempo de aprender das crianças. 
    Uma rotina de Educação Infantil deve ser organizada de forma a garantir o equilíbrio entre atividades dirigidas e não dirigidas, ou seja, entre as que são propostas pelo professor e aquelas que são escolhidas pelas crianças. É necessário que ela favoreça a interação de crianças de diferentes turmas e idades, contexto importante para o desenvolvimento de atitudes positivas relacionadas às diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.(Proposta pedagógica para as escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco – Rio Branco: 2012.)






            ESTUDO DO NOME PRÓPRIO

O estudo do nome próprio está dentro de uma das atividades permanentes - a chamada, a cada dia as professoras tem planejada uma atividade diferente, como: a identificação da 1ª letra, leitura de quadrinhas e outros textos, escrita espontânea do nome, bingo do nome, como mostram as imagens a seguir.

 
MOMENTO CULTURAL
O momento cultural é uma das atividades de Interação que faz parte da Rotina das Crianças. Acontece geralmente nas sextas-feiras no encerramento de Projetos e, também quando temos alguma atividade extra como, datas comemorativas, e atividades recreativas planejadas pelas professoras, como dramatização de histórias, recreação e jogos, contação de histórias e apresentações de músicas.
Momento Cultural - Bailinho de Carnaval
 
 Turma do 1º Ano da Professora Rosemilda dramatizando a história da Dona Baratinha




Turma do 1º Período da Professora Edilene apresentando os Hábitos de Higiene, através da Música Vamos Passear na floresta
Turma do 2º Período da Professora Jarlene apresentando a Música Arco-Íris



ANIVERSÁRIO DA ESCOLA 
Com o intuito de estimular os alunos a valorizar o espaço da escola como uma oportunidade para momentos de novas aprendizagens, a partir das relações que se estabelecem entre os grupos sociais, iniciamos o estudo do Projeto: Eu e Minha Escola, onde comemoramos juntos com a comunidade o aniversário da escola no dia 13 de Abril, encerramento do projeto. Na ocasião tivemos a socialização de diversas atividades apresentadas pelas turmas de alunos da escola e alguns convidados, como os alunos do CEAN, junto com o coordenador de projeto da escola, compartilhando este momento recreativo e cultural em nossa escola.


Alunos da Escola Maria Olívia com Aluno vestido de palhaço do CEAN


Apresentação do Teatro de fantoches da história Chapeuzinho Vermelho feita pelos alunos do CEAN
 


Participação dos pais e comunidade prestigiando a Festa de Aniversário da Escola




 Apresentação dos alunos da Creche com a música "O Lixo", Jogue o lixo no lixo, não jogue nada no chão, vamos deixar nossa escola brilhando como esta canção....




 Desfile de Alunos representando os funcionários da Escola



                                  




UM DIA DE AULA DIFERENTE 

No dia 27/04, tivemos em nossa escola a presença de professores e alunos de Educação Física da Universidade Federal do Acre – UFAC. Promoveram junto com as crianças contos, jogos e brincadeiras com as turmas de 5 e 6 anos pelo turno da manhã.
 As crianças se divertiram bastante, como mostram as imagens!







3 comentários:

  1. Puxa muito legal, agora é só continuar. Aguardo sua visita no meu blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bacana suas postagens. Gostei demais. Te espero no blog. Bjs Gracita

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo trabalho, gostei muitomuito das atividades realizadas pela sua escola .Faço parte de Educadores Multiplicadores, Estarei te seguindo.
    Um abraço.
    http://educaeencanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Se você visitou, por favor deixe seu comentário!